Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entre Marido e Mulher

Entre Marido e Mulher mete-se o filho, a casa e a colher surgiu com a vontade de fazer um upgrade no anterior blog (New Life Inn). Além das aventuras com a casa, passamos a ter o filho e a colher que mexe com as nossas vidas. Acompanhem esta viagem

Grundfos - Bomba de circulação de água

Quando estávamos na fase de construção, sempre achei "piada" por saber que a casa teria um sistema de circulação de água em anel, que permite utilizar uma equipamento tal como esta que esta na imagem ao lado.
Resumidamente este tipo de bomba permite poupar a água fria que deitamos fora pela torneira, até que comece a deitar água quente, pois sempre que abrimos a torneira de água quente, (quase) de imediato começa a sair água quente (semelhante aos hotéis).
Dito desta forma o conceito sempre me pareceu interessante e benéfico, mas como em tudo há sempre um mas...
No verão nunca tive problemas com o sistema, porque durante o dia o sol encarrega-se de aquecer a água do termo acumulador, mas no inverno já não é bem assim!
Comecei a achar que o termo acumulador estava a perder muito depressa a temperatura da água, mesmo que não houvesse consumo.
Decidi fazer o teste de desligar a bomba de circulação e cheguei à conclusão que com este sistema ligado a temperatura da água chega a baixar mais de 10º, só para que a água quente esteja sempre disponível ao abrir a torneira.
Numa fase posterior optei por temporizar o sistema para a hora de almoço e jantar, mas como nem sempre comemos por casa, também não era a solução ideal, por isso agora desliguei por completo o sistema.
Desta forma, e com a bomba de circulação desligada (pelo menos no inverno) é certo que vou poupar na conta da EDP, pois como a temperatura da água quente não desce tanto durante o dia, depois também precisa de estar menos tempo ligado para voltar a colocar a água à temperatura definida.

É tudo uma questão de custo/benefício!